Oficina de Teatro de Papel

teatrodepapel

Também conhecido no japão como Kamishibai (drama de papel) o Teatro de Papel é uma das formas mais populares de representação, este método de contar histórias manteve-se durante vários séculos, mas possivelmente só se tomou consciência desta prática nos ínicios dos anos 20 até aos anos 50. O contador de histórias chegava de bicicleta ou a pé e batia com pedaços de madeira unidos por uma corda para anunciar sua chegada. Felizes, as criancas eram as primeiras a chegar e se sentar em volta do pequeno palco.


 

Dirigida a artistas e educadores a oficina de Teatro de Papel é um divertido passeio artístico e pedagógico pelo universo do Teatro. Compartilhando com artistas e educadores de forma lúdica e dinâmica, a oficina dispõe de atividades individuais e coletivas, que despertam a imaginação e a criatividade num exercício que vai desde o trabalho com a voz e suas entonações, a desinibição e a fluidez na contação de estórias.

As habilidades manuais dos participantes servirão na tarefa de construir um Teatro de Papel que no final da oficina servirá para apresentar as pequenas encenações criadas pelos partcipantes e seguida de avaliação coletiva das atividades, estimulando o trabalho e o espírito de grupo onde todos são indispensáveis.