Crédito: Foto de André Monteiro
O projeto “Circulação de Repertório da Cia No Mundo da Lua iTeatro”, conta com apoio do Proac ICMS e tem parceria da Direção Cultura. O objetivo desse projeto é levar a magia do teatro a diferentes comunidades, promovendo valores fundamentais como inclusão social, respeito às diferenças, afeto e o poder transformador do amor. Além disso, os espetáculos ressaltam o desenvolvimento das potencialidades individuais e a importância da melhora da autoestima para o crescimento pessoal e coletivo.
A circulação está planejada para abranger diversas cidades do estado de São Paulo, buscando alcançar um público diversificado em locais estratégicos. Para isso, serão realizadas 40 apresentações gratuitas e abertas ao público, proporcionando acesso amplo e democrático à cultura. Os espaços escolhidos incluem teatros, auditórios, ONGs, escolas e até locais alternativos, como parques e praças, a fim de romper barreiras e levar a arte a diferentes cenários.
O formato das apresentações em sessões duplas permitirá que um maior número de pessoas prestigie os espetáculos diariamente, totalizando 20 sessões por dia. Essa programação flexível atenderá a variadas agendas, possibilitando que estudantes, trabalhadores e famílias desfrutem dessa experiência única.
Contamos com o apoio de patrocinadores, órgãos públicos e a sociedade civil para concretizar essa nobre iniciativa. Acreditamos no poder transformador da cultura e na capacidade dos espetáculos de inspirar mudanças positivas na sociedade. Com essa circulação cultural, vislumbramos deixar um legado de sensibilidade e consciência, promovendo uma sociedade mais empática, acolhedora e inclusiva para todos.
Sobre o Proac ICMS
Programa de Ação Cultural
PROAC Lei do ICMS
De contribuinte a patrocinador da cultura
o Programa de Ação Cultural – PROAC, instituído pela Lei Estadual 12.268, de 20/02/2006, oferece à empresa contribuinte do ICMS a oportunidade de patrocinar a produção artística e cultural de São Paulo, apoiando financeiramente projeto credenciado pela Secretaria de Estado da Cultura. Quem participar do programa poderá aproveitar-se de benefício fiscal, creditando-se do valor destinado ao patrocínio.
O PROAC é Confiável?
O contribuinte interessado no PROAC conta com o apoio de Sistema especialmente desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Estado para facilitar a participação e imprimir transparência e máxima segurança a todo o processo.
O acesso ao Sistema PROAC é disponível aos contribuintes a partir do Posto Fiscal Eletrônico (PFE): endereço eletrônico www.pfe.fazenda.sp.gov.br.
Como funciona?
O contribuinte destina parte do Imposto a Recolher (ICMS) a projeto credenciado pela Secretaria de Estado da Cultura.
Para que seja possível fazer a destinação dos recursos, o contribuinte também deve credenciar-se no Sistema PROAC para obter a Habilitação do Patrocinador PROAC.
O contribuinte então estará apto a destinar recursos do ICMS, através de Boleto Bancário, a um ou mais projetos credenciados pela Secretaria de Estado da Cultura.
Os Limites do Incentivo Fiscal são calculados com base nos valores dos Impostos a recolher anualmente, permitindo a destinação a partir de 3% (R$ 75 milhões ou menos de Impostos a recolher) a 0,038% (R$ 4 bilhões ou mais de Impostos a recolher).
Há vantagens em ser um patrocinador através do PROAC?
Não há custo para a empresa;
Projetos credenciados pela Secretaria de Estado da Cultura;
Trâmite simples e transparente para o incentivador;
Responsabilidade Social.
Quer saber mais sobre essa lei?
Acesse o link do e-book da Direção Cultura:
Tudo o que você precisa saber para patrocinar projetos com o ProAC ICMS
Fonte: Direção Cultura