A Árvore e a Aranha

Uma árvore conhecida como a Árvore da Alegria, abrigava bichos, insetos e passarinhos e todos viviam na mais perfeita harmonia. Mas um dia, a paz é quebrada quando uma aranha mal-humorada, resolve construir sua teia nos galhos da árvore para capturar o mel e a doçura das abelhas. O que antes era um lugar de amor e alegria, torna-se um lugar deserto cheio medo e tristeza.

“A Árvore e a Aranha” é uma adaptação teatral da obra do escritor e educador Rubem Alves. De linguagem simples e direta, poética e visual, o espetáculo montado pelo grupo iTeatro, busca estimular a imaginação de crianças e adultos, utilizando a linguagem da contação de história e o teatro de formas animadas. O ator Valdo Matos, acompanhado de seus instrumentos musicais, sanfona e rabeca, desenha a narração da história criando um espaço onírico de onde saem pássaros, borboletas, abelhas e outros bichos confeccionados a partir da ressignificação e reutilização de materiais.

A peça traz uma poderosa mensagem de afeto do escritor e educador Rubem Alves, capaz de uma enorme empatia mesmo com a rabugenta aranha. Somos levados a refletir sobre as razões de sua solidão e de seus atos mesquinhos e vivemos juntos a alegria de sua transformação diante do poder da fantasia e do amor.
A Árvore e a Aranha nos convida a imaginar e sonhar. E entender o quanto isso nos transforma, nos faz mais bonitos, mais alegres e confiantes.

ficha técnica

Criação e atuação: Valdo Matos
Co-direção: Luiz Peres
Cenografia e bonecos: Roberta Santana
Trilha sonora original: Valdo Matos (Sanfona e Rabeca)
Iluminação: Maira Prates
Coordenação de produção: Renata Mucci
Duração: 40 minutos

Arquivos para download